quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Berlin Alexanderplatz - Capítulos 6, 7 e 8


Episódio 6 - O Amor Tem Seu Preço
Franz recusa-se a participar novamente do jogo amoroso de Reinhold, tentando fazê-lo entender que ele deve valorizar sua nova namorada. Mesmo após deixar claro que ele está imbuído das melhores intenções, o enigmático homem se revolta e passa a tratá-lo de forma bastante diferente. Ingênuo, Franz acaba aceitando trabalhar para o gangster Pums (Ivan Desny) e participa de um assalto noturno em uma casa, ignorando até o último momento o objetivo. Quando descobre que está servindo de capacho em um ato criminoso, começa a se questionar em desespero. O sentimento de culpa é retratado pelo uso da fotografia, sufocando-o em escuridão e sombras. Novamente ele havia sido traído, porém desta vez ele levaria para sempre uma cicatriz (desta vez, externa) para que sempre fosse lembrado do erro. Na fuga, Reinhold em uma atitude intempestiva e passional, sabendo que Franz nunca iria delatá-lo (esta segurança lhe parece mais cruel), empurra-o para fora do carro, causando um acidente que extirpará um braço do homem. Ainda assim, a narração afirma ao final que não existe motivo para o desespero, como se buscasse mostrar que não existe tragédia insuperável para o espírito humano.

Episódio 7 - Lembre-se: Um Juramento Pode Ser Amputado
Neste episódio, Fassbinder continua experimentando mudanças radicais de tom, sempre quebrando as expectativas. Focando-se na recuperação de Franz, inseguro novamente por ter seu braço amputado, a trama entrega um dos momentos mais curiosos da obra, envolvendo Eva, Franz e Bruno (Volker Spengler), um dos membros da gangue de Pums. Acreditando que Franz está sendo ameaçado pela gangue, Eva perde o controle emocional e explode (no que se assemelha a uma comédia burlesca) ao suspeitar que Bruno esteja buscando sua pistola no bolso da calça. O clima austero predominante então é substituído por uma encenação à la Vaudeville, com os atores exagerando nos gestos e reações. Pouco depois acompanhamos Franz em uma visita a uma "rua do pecado", onde recebe como guia um típico personagem felliniano (com cartola e capa), que o faz notar prostitutas seminuas que chicoteiam seus possíveis clientes, enquanto sussurra promessas de desejos satisfeitos. A cena é claramente onírica (caberia perfeitamente em um filme de Fellini) e simbólica. Franz recusa a tentação e se refugia em um bar, aonde conduz uma hilariante (ainda que essencialmente triste) conversa com três taças de cerveja e um copo de aguardente. Desesperado, acaba cruzando o caminho de um trambiqueiro em um bar e, havendo perdido qualquer esperança na bondade humana, desiste de se manter íntegro (amputa seu juramento), aceitando trabalhar para ele. 

Episódio 8 - O Sol Aquece a Pele, Mas às Vezes a Queima
Já nos primeiros minutos percebemos que estamos diante de um novo Franz. Na mesa do bar, debocha das manchetes do jornal (sua atitude era sempre sóbria ao lê-lo em voz alta, como mostrado em episódios anteriores), que citam uma tragédia familiar onde o marido afogou seus três filhos, após saber do suicídio da esposa. A reação de Franz assusta o dono do bar, que afirma nunca tê-lo visto desta forma. Parecendo querer compensar o braço amputado (e o ego ferido) com o esbanjamento advindo de seu novo trabalho informal, somos levados a crer que nunca mais veremos aquela ingenuidade em seu olhar. Neste momento o roteiro introduz a "bailarina de caixinha de música" (a iluminação e a trilha reforçam este aspecto): Mieze (Barbara Sukowa), uma jovem indicada por Eva, como possível nova namorada de Franz. Sua entrada modifica a fotografia (simbolizando a esperança que ela representa), que se afasta dos tons escuros e abraça uma nova paleta de cores radiantes. A inclusão frequente dos intertítulos, salientando a ternura que envolve o casal, estabelece um romance quase fabulesco (contrastando incrivelmente com o tom do projeto até aquele momento). Obviamente que a alegria dura pouco e as breves tomadas externas ensolaradas são substituídas pela claustrofobia, quando Franz descobre que a jovem está se prostituindo. No exato momento em que descobre que está sendo novamente traído, Fassbinder resgata o flashback de seu homicídio, evento que destruiu sua vida no passado e que parece sempre voltar para assombrá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário