quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Berlin Alexanderplatz - Capítulos 4 e 5


Episódio 4 - Um Punhado de Gente nas Profundezas do Silêncio
Um dos méritos de Fassbinder nesta obra monumental é o inconformismo com os padrões narrativos. O ritmo e o tom modificam dependendo do objetivo do episódio. Enquanto que o capítulo seguinte passa como um trem-bala, pois os acontecimentos agarram o espectador e o mantém atento, neste somos brindados por um profundo estudo do personagem, com os minutos mais longos e uma sensação de angústia que somente se resolve nos segundos finais. Franz está em seu período mais sombrio, entregue às ilusões do inebriante álcool, preso em seu inferno pessoal, onde descobre que os homens são como os animais, submissos à sua própria ignorância. Simbolizando este conceito, uma sequência extremamente gráfica mostrando um homem vestido apenas com trapos feitos de restos de animais (sua imagem, com longa barba branca, nos remete ao Deus ocidental), que carrega uma ovelha até um matadouro, dando-lhe carinho antes de sacrificá-la, cortando-lhe o pescoço e deixando verter seu sangue. 

Nosso frágil protagonista é visto sempre acompanhado do enigmático e mefistotélico Baumann (vivido por Gerhard Zwerenz), que insiste em chamá-lo de Jó, o personagem bíblico que é escolhido por Deus para uma série extenuante de testes de fé, sendo retirado do seio de sua família (o uso frequente de um coral ao longo do episódio reforça este tema). Franz ao final, após resignar-se ao convívio com um punhado de gente das profundezas do silêncio, encontra nos braços da prostituta Eva (vivida por Hanna Schygulla) uma proposta de estabilidade emocional, levando-o a encarar novamente os olhos da sociedade, sem subterfúgios.

Episódio 5 – Um Ceifador com a Violência de Nosso Senhor
Franz viveu experiências traumáticas, mas ainda se mantém bastante ingênuo, pois aceita em seu convívio a figura de Reinhold (vivido por Gottfried John), alguém que irá fazê-lo novamente ir contra suas convicções de manter-se “limpo” em uma sociedade cada vez mais degradante. Aceitando uma parceria espúria, fica responsável por “salvar” Reinhold de suas mulheres, para que ele fique livre para novos contatos. O problema é que após conquistar a paixão da mulher, Franz precisa fazer com que ela o odeie, para que a mesma decida sair de sua vida e buscar outro amante. A primeira vítima é o reflexo de Franz no espelho da vida, coerentemente chamada de Fränze (vivida por Helen Vita), compartilha com nosso protagonista a aparência física e a conduta perante o mundo. Ao trair cruelmente sua confiança, Franz trai a si próprio.

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