quinta-feira, 17 de abril de 2014

TOP - Filmes Sobre Política (Parte 1 de 3)

Não é muito fácil estipular um mérito que identifique especificamente um filme político, já que a política é um elemento que move tramas dos mais diversos gêneros. “O Poderoso Chefão – Parte 2”, por exemplo, é profundamente político, mas devido à qualidade do projeto, ele acabaria sendo colocado numa posição de destaque, tomando a frente de obras mais identificáveis no contexto proposto pela lista. Ele não entrou na lista final. Então eu procurei ser o mais objetivo possível, organizando com base em meus favoritos, aqueles que eu revi e se mantiveram imperturbáveis à ação do tempo. Tentei abraçar vários gêneros e propostas, chegando a um total de vinte produções. Nessa primeira parte os comentários serão breves.

Esses são os meus favoritos:


20 – V de Vingança (V for Vendetta – 2005)
Na paisagem futurista de uma Inglaterra totalitária, o filme conta a história de uma pacata jovem que é resgatada de uma situação de vida e morte por um homem mascarado, conhecido apenas como “V”. Incomparavelmente carismático e extremamente habilidoso na arte do combate e destruição, ele inicia uma revolução quando convoca seus compatriotas a erguerem-se contra a tirania e opressão.

As máscaras de Guy Fawkes nas manifestações que tomaram o Brasil e o mundo de assalto no ano passado já bastariam para mensurar o impacto político da obra. O mérito é do escritor Alan Moore, responsável pelo original nos quadrinhos, mas é inegável que o filme levou o conceito para um público muito maior.


19 – Bananas (1971)
Fielding Mellish (Woody Allen) está apaixonado por Nancy, uma ativista política. Ela não o corresponde, porque deseja como companheiro um grande líder nacional. Fielding, então, foge para São Marcos, onde se alia aos rebeldes locais, tornando-se Presidente do País.

A metralhadora verborrágica e pantomímica de Woody Allen, em uma de suas obras iniciais mais engraçadas, se volta dessa vez para a política ditatorial da América do Sul, compondo o revolucionário cujo rosto verdadeiramente deveria estampar as camisetas dos jovens. 


18 – Frost/Nixon (2008)
Por três anos, depois de renunciar ao cargo de presidente dos Estados Unidos, Nixon permaneceu em silêncio. Mas, no verão de 1977, o rígido e perspicaz comandante-chefe deposto aceitou participar de uma entrevista intensa para confrontar as perguntas sobre seu tempo na Casa Branca e o escândalo do Watergate que o levou à renúncia. Nixon surpreendeu a todos ao selecionar Frost como o apresentador a quem iria confessar tudo com exclusividade. Da mesma forma, a equipe duvidava da habilidade de seu chefe para se segurar. Quando a câmera foi ligada, uma batalha entre os dois começou.

O diretor Ron Howard consegue captar a tensão crescente na histórica entrevista de Nixon ao subestimado David Frost. Um “jogo de xadrez” argumentativo de um homem experiente na arte da mentira e nos jogos políticos, enfrentando uma personalidade midiática sem muita respeitabilidade em sua área.


17 – Um Grito de Liberdade (Cry Freedom – 1987)
Nos anos 1970, apartheid na África do Sul, Donald Woods é um jornalista branco que se torna amigo de Stephen Biko, o importante militante pelos direitos dos negros. Quando Biko é morto na prisão em 1977, Woods percebe a necessidade de divulgar a história do ativista, a perseguição sofrida, a violência contra os negros e a crueldade do regime.

A direção meticulosa de Richard Attenborough em um dos melhores “filme-denúncia” da década de oitenta, resgatando a memória e os ideais pacifistas do ativista anti-apartheid Steve Biko, interpretado com maestria por Denzel Washington.


16 – Adorável Vagabundo (Meet John Doe – 1941)
Quando Henry Connell (James Gleason), seu editor, a demite, Ann Mitchell (Barbara Stanwyck), uma jornalista, publica sua última matéria, uma carta criada por ela e assinada por John Doe comunicando que cometerá suicídio no Natal em protesto contra corrupção e a pobreza, que invadem o país. Isto gera várias reportagens, nas quais Ann denuncia as injustiças sociais. Tal fato leva o jornal a procurar alguém para representar John Doe e o escolhido é Long John Willoughby (Gary Cooper), um vagabundo. Mas a popularidade de John cresce de tal maneira que os fatos saem do controle.

Uma poderosa crítica à política americana em pleno início da década de quarenta. Frank Capra discute o poder manipulativo da mídia, dez anos antes de “A Montanha dos Sete Abutres” (de Billy Wilder). Pioneiro em sua coragem, ainda que a obra mantenha o estilo esperançoso do diretor, especialmente em seu desfecho.


15 – A Confissão (L'Aveu – 1970)
Em um país comunista do Leste Europeu, Gerard, vice-ministro de Relações Exteriores, é inexplicavelmente preso por seus superiores. No interrogatório, o objetivo é lhe arrancar, a qualquer custo, a confissão de crimes pelos quais ele não tem a menor ideia de estar sendo acusado.

O filme inicia como um thriller político, com o protagonista percebendo estar sendo vigiado por estranhos onde quer que vá, mas assim que o herói Kafkiano (assim como em "O Processo", London se vê pagando um crime que desconhece que cometeu) inicia seu calvário, sendo algemado, vendado e forçado a caminhar em uma cela, o roteiro procura nos fazer sentir sua fome, sua sede e sua angústia por tentar conquistar alguns minutos de sono. Seus carrascos clamam por uma confissão. A forma como Costa-Gavras evidencia a cruel criatividade dos torturadores e a transformação física (e, ainda mais interessante, a psicológica) do protagonista, são os pontos altos da obra.


14 – Muito Além do Jardim (Being There – 1979)
Chance (Peter Sellers), um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand (Melvyn Douglas), um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente (Jack Warden). Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial. 

Além de todos os momentos brilhantes no filme, nunca me esqueço da linda cena em que Chance deixa sua casa pela primeira vez, ao som de “Also Sprach Zarathustra”. Mas diferente da obra-prima de Kubrick “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, aquele homem puro e honesto estava prestes a estabelecer contato com uma raça evolutivamente inferior: políticos.


13 – Dr. Fantástico (Dr. Strangelove – 1964)
Um general completamente insano, Jack Ripper, ameaça, durante uma reunião entre nações, neutralizar a U.R.S.S. com bombas nucleares, o que poderia gerar um Holocausto fulminante na Terra. Todos os outros membros fazem de tudo para evitar. Entre eles está o genial ator Peter Sellers, que retrata três das pessoas que podem impedir a tragédia: o Capitão britânico Mandrake, o presidente norte-americano Merkin Muffley e o alemão bêbado Dr. Fantástico.

Stanley Kubrick audacioso no auge da Guerra Fria, com a inesquecível cena do cowboy montado na ogiva nuclear, símbolo precioso da ideologia política americana. Impossível esquecer a clássica frase: “Vocês não podem brigar aqui. Isso é uma Sala de Guerra”.


12 – A Queda – As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang – 2004)
Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.

O filme nos coloca na mente do ditador, refletindo o colapso do sistema político em suas ações cada vez mais intempestivas. Um ótimo retrato de como os partidos e nações inteiras podem confundir ufanismo com discurso e guerra com ação política.


11 – O Grande Ditador (The Great Dictator – 1940)
Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (numa clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu.

Somente o discurso final de Chaplin já serviria como mérito para a inclusão do filme na lista. O gesto político mais sincero e contundente já filmado na história do cinema, nascido da angústia de um artista apaixonadamente íntegro perante uma sociedade cada vez mais corrompida. 

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário