segunda-feira, 9 de abril de 2018

Sobre os fervilhantes acontecimentos políticos do final de semana...


O sistema político brasileiro é podre, reflete de forma cristalina o modus operandi de grande parte do povo. Após décadas em estado de coma, preocupado apenas com futebol e novela, o gigante acordou e saiu tropeçando em tudo. A internet ajudou, o "público" que antes se resumia aos vizinhos, familiares próximos e colegas de trabalho, aumentou sobremaneira. Com péssima interpretação de texto, poupou tempo e se acostumou a dissertar sobre qualquer tema a partir das manchetes, inclusive as falsas. Nunca subestime a estupidez humana, saiba que existem pessoas alfabetizadas e diplomadas neste momento elaborando planos para provar que a Terra é plana.

Ao negar a lucidez, abriu-se espaço para o sentimento mais rasteiro e fácil, o ódio. A discussão política foi ganhando tons cada vez mais agressivos, logo, os perigosos extremos foram potencializados. Adultos infantilizados acreditam em qualquer teoria da conspiração e enxergam "heróis" e "vilões" sem tons de cinza, nunca foi tão fácil posar de indivíduo consciente, basta participar de manifestações e, claro, postar várias fotos das esfuziantes caminhadas nas redes sociais. A intenção é boa, mas não há como amadurecer o sonolento pensamento crítico político em poucos anos, faz parte do processo agir de forma apatetada. Vista a bandeira do país pela manhã nas ruas e passe o restante do seu dia somando no coro rancoroso e desafinado dos vigilantes sonâmbulos, esbravejando frases de efeito e piadas de duplo sentido, continue encarando a vida como uma revista em quadrinhos de super-heróis, defenda que não há tempo para o hábito da leitura enquanto acompanha por horas as fofocas divertidas nos seus duzentos grupos de Whatsapp. É exatamente de pessoas como você que o sistema necessita para se manter podre.

Finalizo com uma objetiva reflexão sobre os acontecimentos históricos do final de semana. A defesa apaixonada de um político em nossa sociedade é puro NONSENSE. É atitude para ser estudada com atenção, já que membros de seitas são propensos ao comportamento de mulher de malandro. Lula é o primeiro ex-presidente brasileiro preso por crime comum, inegável constatar que a força simbólica disto é monumental. O clássico "no Brasil tudo acaba em pizza", que a minha geração cresceu escutando, finalmente parece que está sendo reavaliado. O discurso de vitimização daqueles que endeusam seu guru é constrangedor, não há como sustentar a tese da inocência messiânica com um pouco de sensatez e uma dose generosa de vergonha na cara. O caso do triplex é, ao que tudo indica, o menor dos problemas. Ele responde por quatro tipos de crime em outros seis processos: corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência. Al Capone tocou o terror em sua época, mas só conseguiram prender ele por sonegação de impostos. E, com certeza, tinha gente que também achava que ele havia sido injustiçado.

Não é momento de alegria, muito longe disto, estamos atravessando momentos de profundo luto, apesar de haver esperança no horizonte, testemunhamos nos últimos anos e, especialmente, nos últimos dias, a incontestável falência de uma nação. Mas, nas palavras de Nietzsche: "Como se renovar sem primeiro se tornar cinzas?". É hora de, apoiado no cajado da lucidez, o povo brasileiro decidir amadurecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário