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Trono Manchado de Sangue (Kumonosu-jō – 1957)
Na primeira das três adaptações de Shakespeare realizadas
por Akira Kurosawa, o mestre inteligentemente transfere Macbeth para o cenário do
Japão feudal, utilizando o tradicional teatro Nô, que transmite variados níveis
de emoção através de máscaras expressivas, porém estáticas, além de movimentos
sutis e delicados do ator no palco, espalhando pela obra um verniz de lirismo
que nunca seria alcançado pela estética tradicional.
Essa escolha corajosa combina perfeitamente com os elementos sobrenaturais da
trama, tornando grandioso e psicologicamente representativo até mesmo o simples
ato de lentamente ajoelhar, quando executado após uma decisão importante tomada
pelos personagens de Toshirô Mifune e Isuzu Yamada. É incrível perceber como o
rosto de Yamada, inexpressivo como uma máscara na maior parte do tempo,
consegue se transformar na pura face da loucura e do sentimento de culpa, na
espetacular cena em que ela freneticamente tenta limpar suas mãos do sangue que
somente ela enxerga.
Movido pela cobiça, estimulada pela profecia que escuta de um espírito na
floresta, Washizu (Mifune) inicia uma escalada trágica, gradualmente destruindo
seus princípios, esquecendo qualquer conceito de honra. Teria ele sido vítima
de seu inescapável destino, ou, como o roteiro aponta, teria sido dilacerado
por sua própria índole torta? Reflexão que conduz ao clássico desfecho, onde o
homem que conquistou tudo o que quis é, enfim, levado a compensar sua desonra
com o próprio sangue. O impactante não é somente o balé de inúmeras flechas
atravessando seu corpo, isso é pouco perto do olhar da vítima, transmitindo um
misto de descrença e intenso pavor.
Ele, em seu orgulho, nunca iria imaginar que os pássaros que invadiram seu
castelo, um fenômeno que o incitou ao deboche, estavam assustados devido aos
guerreiros que cortavam as árvores na floresta, preparando a estratégia para a
batalha que o consumiria. A força mítica da imagem das árvores se movendo
contra o castelo, apenas a teatralidade poderia dar um fim digno para aquele
que utilizou o lúdico como inspiração para extravasar seus desejos por riqueza
e glória.
* O filme está sendo lançado, em versão restaurada, pela distribuidora Versátil.
Gosto demais desse blog! sempre nos atualizando sobre os melhores filmes!
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