Os Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers -
1978)
Esse é um dos melhores exemplos de como uma refilmagem pode
ser superior ao filme original, além de ser uma adaptação mais fiel ao livro
que o originou, um clássico de Jack Finney. A invasão alienígena, que tomava de
assalto um vilarejo, transportada eficientemente para a cidade
grande, modificando o foco da opressão claustrofóbica para a paranoia do
anonimato, onde o individualismo parece se perder, um conceito profético para
os dias atuais, com a sociedade se tornando cada vez mais padronizada e se
olhando menos nos olhos.
O suspense é estabelecido com perfeição já em seu primeiro
ato, com destaque para uma breve cena que muitos nem lembram, onde um padre,
vivido por Robert Duvall, é visto se balançando junto às crianças em um parque,
direcionando um olhar sombrio para a câmera. Você percebe que existe algo de
muito esquisito ocorrendo naquele lugar. O terceiro ato é aterrorizante, não
dando tempo para o espectador respirar. Foi o primeiro trabalho valoroso de
Philip Kaufman na direção. Anos depois ele criaria, com George Lucas, o roteiro
de "Os Caçadores da Arca Perdida". Todos os elementos funcionam, da crítica
social aos efeitos visuais, até o alívio cômico interpretado por Jeff Goldblum.
Don Siegel, o diretor do filme original de 1956, faz uma
ponta como o motorista de táxi que conduz os personagens de Donald Sutherland e
Brooke Adams. É interessante salientar a forma como o diretor utiliza a cor
vermelha, como uma representação simbólica da perda de entusiasmo e do
conformismo que sucedem à duplicação. Outro detalhe interessante e que
evidencia a inteligência criativa de Leonard Nimoy, a meia-luva que utiliza em
apenas uma mão, foi decisão do próprio ator, buscando tornar seu personagem
mais enigmático. Os créditos finais são
apresentados em tenebroso silêncio, aspecto que funcionou com a proposta, mas
não foi algo pensado, um complemento perfeito para os arrepiantes momentos que
o antecedem. Diferente do desfecho acomodado da adaptação anterior, o público é
brindado com uma cena genuinamente apavorante, satisfazendo plenamente o
intelectual e o sensorial.
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