De Volta Para o Futuro (Back To The Future – 1985)
De Volta Para o Futuro 2 (Back To The Future Part 2 – 1989)
De Volta Para o Futuro 3 (Back To The Future Part 3 – 1990)
O filme traduzia em imagens o sonho máximo de qualquer jovem
fã de ficção científica: poder se deslocar para qualquer época da história e
modificar o rumo de sua vida. A ideia foi concebida pelo roteirista Bob
Gale após uma visita a seus pais. Ao encontrar no porão da casa um velho livro
escolar, descobriu que seu pai havia sido o presidente de sua classe de
formandos. Comparando-o com o presidente na sua época de adolescente, percebeu
que o via como alguém totalmente diferente dele, alguém que nunca faria parte
de seu círculo de amizades. Caso ele tivesse convivido com seu pai na época de
escola, teriam se dado bem? Após encontrar-se com o amigo Robert Zemeckis,
acabou descobrindo que compartilhavam o mesmo interesse. Ele achava
interessante a ideia de uma mãe que orgulhosamente dizia a seus filhos que
nunca havia beijado ninguém na escola, porém havia sido de fato, uma jovem
bastante promíscua. Nascia ali o conceito fantástico por trás da trilogia.
Marty McFly (Michael J. Fox) representa o adolescente típico
de sua época. Insatisfeito com seu pai, por considerá-lo um homem fraco e
submisso, sempre alvo das perseguições de um valentão. Vê sua mãe como uma
pessoa deprimida e descuidada com seu corpo. O jovem tem como amigo um infame
inventor visto como louco pela sociedade, Dr. Emmet Brown (Christopher Lloyd).
Um grande acerto no roteiro é não nos explicar como essas figuras tão díspares
acabaram se tornando amigos tão próximos. Teria sido uma consequência de uma
viagem no tempo? Casualidade? Outra ideia fantástica é transformar a usual
máquina do tempo, sempre retratada pelo cinema do gênero, especialmente nos
anos cinquenta, como engenhocas visualmente complexas, em um
antiquado DeLorean, com suas portas que se abrem verticalmente.
O segundo e o terceiro, filmados simultaneamente, mantém o
carisma do primeiro, brincando com as regras estabelecidas. Gosto demais da
estrutura narrativa caótica do segundo, fugindo do convencional, sem atos
definidos e abusando do elemento da viagem no tempo, que, ao contrário do
original, tem papel fundamental do início ao fim. Só pelo fato do roteiro se
dedicar exclusivamente a esse recurso, extremamente arriscado, já demonstra a
coragem da produção, qualidade raríssima em sequências de filmes de sucesso.
Toda a parte explicativa, necessária, e que normalmente toma várias cenas em projetos
similares, é resolvida nesse em uma cena curta, onde Doc Brown, melhor
professor do mundo, explica para o público a teoria em rabiscadas de giz na
lousa. Simples e eficiente. A opção de Dean Cundey por uma fotografia que prima
pelo exagero nas cores, em sua representação do futuro, merece crédito por se
afastar daquela visão futurista clássica no cinema do gênero, quase sempre
sombria e pessimista. Esse aspecto dark é reservado para a visão alternativa do
“presente” do personagem, a sua cidade dominada pelo ambicioso Biff, uma
sequência cujo tom difere totalmente do que a história havia estabelecido até
então. E, claro, vale salientar a presença da bela Elizabeth Shue, como a
namorada de Marty, vivida sem brilho no original por Claudia Wells.
O embrião criado no primeiro filme e aprimorado em suas duas
continuações é um prato cheio para os que se deliciam assistindo várias vezes.
Suas camadas de interpretação são tão amplas, que vale a pena assistir as obras
por diferentes pontos de vista, descobrindo assim um filme novo a cada vez. Ao
voltar para a década de cinquenta, Marty acaba criando o Rock and
Roll ao tocar em sua guitarra “Johnny B. Goode”, na festa de formatura de
seus pais. Consegue fazer seu pai se impor perante o amigo que passaria a vida
toda infernizando ele, acabando por salvar a honra de sua mãe e modificando
totalmente o seu futuro. É a magia do cinema ensinando que podemos modificar
nossas vidas inteiras mediante pequenas ações no presente. Vale salientar
também a qualidade técnica e artística das continuações, tão boas ou melhores
que o original. Considero o segundo, por exemplo, bastante superior ao
primeiro. O jovem em sua segunda aventura precisa lidar com as consequências de
seus atos no filme original, pois todo o espaço-tempo foi modificado. O filme
brinca com cenas como a da formatura, fazendo Marty revisitar seu próprio solo
de guitarra. Em nenhum momento fica a impressão que os produtores intencionavam
apenas lucrar em cima do sucesso do primeiro, existe uma razão bem justificada
para cada linha de roteiro. No terceiro, os produtores ousaram ir além, levando
a trama e seus personagens para o Velho Oeste americano. Em 1955, o jovem
recebe uma carta do Dr. Brown datada de 1855 e descobre que ele será
assassinado, precisando voltar ao passado para tentar salvar seu amigo.
O terceiro, algo difícil na indústria, consegue manter o
nível dos anteriores, oferecendo algo que os fãs não esperavam, e,
possivelmente, não desejavam, uma homenagem ao gênero Western. Saudade da época
em que os produtores não mimavam o público nas continuações. O que temos hoje?
Um período dominado por franquias medíocres e preguiçosas. A conclusão criada para a saga demonstrava imenso poder
autoral de seus criadores, pois não deixam ao final nenhuma esperança de retorno.
Aquela era a história que Bob Gale e Robert Zemeckis queriam contar e chegava
ao seu apoteótico desfecho. Teorias para possíveis continuações não faltam, mas
estão aonde devem sempre ficar: nas mentes dos fãs e admiradores desta aventura
inesquecível. Graças a “De Volta para o Futuro”, poderei sempre voltar no tempo,
ao som da ótima trilha sonora de Alan Silvestri, e vivenciar novamente o
brilhantismo que permeou minha imaginação de sonhos escapistas e DeLorean’s voadores.
* É importante salientar e aplaudir novamente o trabalho
primoroso da editora “Darkside Books”, da seleção criteriosa do material,
passando pela apresentação do produto e divulgação/interação com os leitores. São
livros meticulosamente pensados por pessoas que verdadeiramente amam o que
fazem. E, continuando essa jornada de sucesso, eles lançam “De Volta Para o
Futuro – We Don’t Need Roads: Os Bastidores da Trilogia”, escrito por Caseen
Gaines, o fruto de vinte meses de pesquisa do autor, que conduziu mais de
quinhentas horas de entrevistas com a equipe técnica, elenco, críticos e com os
fãs. O livro é muito interessante, rico em informações, com uma belíssima arte
de capa da editora, um verdadeiro tesouro para todos os que já foram tocados
pela mágica atemporal desses filmes que se recusam a envelhecer. Sua estante
irá agradecer essa adição.
Trilogia da minha infância <333
ResponderExcluirE, claro, vida adulta. Mais atemporal que este filme não há.
Bjs!
Querida Raquel,
ExcluirEssa trilogia, com certeza, será a da infância de, pelo menos, mais umas cinco gerações (rs).
Bjão!!