Pelos Olhos de Maisie (What Maisie Knew - 2012)
Vivemos em uma sociedade imediatista na qual o ato de ter
filhos de forma impensada é irresponsavelmente incentivado pelo governo, pela
igreja e pelos vizinhos. Crescei e multiplicai-vos. Buscando satisfazer de
forma prazerosa um capricho emocional, muitos se esquecem da tremenda
responsabilidade que acompanha o nascimento de uma criança. A inserção de um
novo elemento transformador, cujas ações e omissões futuras irão afetar, para o
bem ou para o mal, a vida de outros. E é disso que trata o romance de Henry
James, escrito em 1897, mas que se mostra incrivelmente atual. Uma doce menina
que sofre a influência negativa de adultos recentemente divorciados e que não
demonstram competência sequer para guiar suas próprias vidas. A mãe, vivida por
Julianne Moore, uma egoísta estrela do rock em declínio. O pai, vivido por Steve
Coogan, um marchand que vê a filha como uma pedra em seu caminho
profissional. Utilizam a menina como arma em uma guerra diária, ignorando que
gradativamente estão destruindo a psique da criança.
Nos olhos de Onata Aprile (que vive Maisie), no constante uso de close-ups,
percebemos desde a primeira cena uma resiliente força de caráter, como se ela
já soubesse desde cedo que sua sobrevivência dependeria apenas de seus próprios
esforços. Longe dos pais, ela se mostra alegre e livre, mas é possível perceber
em alguns planos-detalhe, símbolos clássicos de solidão que se mostram à
espreita. Ela sabe que a diversão dura pouco tempo, que a ilusão se desfaz no
momento em que retorna para sua casa. O roteiro de Carrol Cartwright e Nancy
Doyne incita a revolta ao exibir claramente a criminosa manipulação dos pais,
que se mostram capazes de iniciar novos relacionamentos, inserindo mais vítimas
às suas estatísticas de destruição, apenas como estratégia de ataque. No lugar
da gentil Sra. Wix literária, a adaptação nos entrega Margo (Joanna Vanderham),
que ao lado de Lincoln (Alexander Skarsgard), ambos inseridos como peças em um
calculista tabuleiro alheio aos seus sentimentos, dão vida à ideologia mais
bonita do filme. Maisie percebe no carinho sincero desses dois personagens, que
realmente se importam com ela, o real significado da parentalidade.
A direção de Scott McGehee e David Siegel evita o melodrama e capta nas
entrelinhas o amor que a filha sente pelos pais, ainda que estes não a mereçam.
A opção de visualizar tudo pela ótica da criança foi muito acertada, já que
compartilhamos a confusão mental dela, indiferente aos motivos que os levaram a
tanta hostilidade. Chegamos a compartilhar a sensação de desconforto ao
escutarmos o som da voz da mãe se aproximando. O problema não está na
incompatibilidade dos pais, mas na inclusão da inocência nesse cenário
corrupto. Inicialmente escutamos involuntariamente as brigas ao lado da menina,
escondidos e apoiados no corrimão de uma escada, mas em pouco tempo os
xingamentos passam a ser proferidos objetivando a percepção dela, com a
intenção clara de posicioná-la ativamente em um campo de batalha. Maisie
procura o silêncio como forma de preservar sua sanidade e proteger seus pais.
Sua preocupação evidencia sua maturidade precoce. A crueldade inerente a essa
tortura diária transforma os pais em monstros. E é a constatação dessa odiosa
face no espelho, que poderia trazer uma possibilidade de redenção. Mas a
realidade é dura, assim como o filme.
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