Boyhood - Da Infância à Juventude (Boyhood - 2014)
Parafraseando John Lennon, a vida é aquilo que acontece
enquanto você está ocupado com outros planos. A breve e cruel experiência do
aprender a desapegar, necessitando superar obstáculos que nos surpreendem nos
momentos mais improváveis. Uma sucessão de erros e acertos cometidos por
estranhos seres complexos que se descobrem compartilhando um mesmo universo de
incertezas, unidos em uma sinfonia diária de perguntas cujas respostas nunca
são encontradas. O diretor Richard Linklater ousou tentar decodificar esse
enigma existencial em um projeto ambicioso em escala, mas com uma sensibilidade
minimalista, capturando ao longo de quase doze anos as mudanças na vida do
protagonista, a jornada fascinante que o leva da inocência de sua infância à
maturidade precoce em sua juventude.
O período de 2002 a 2013, por sorte, abraça a era em que a tecnologia avançou
em largos saltos, artifício utilizado inteligentemente no roteiro como metáfora
visual, expondo de forma latente o desconforto de uma geração inserida em um
tempo de modificações profundas e constantes, além daquelas, tão profundas
quanto, que ocorrem internamente. A evolução rápida dos jogos, a obrigatória
adaptação ao admirável mundo novo oferecido pela popularização da internet,
elementos inovadores que contrastam com os resquícios de atitudes ligadas ao
lado primitivo do ser humano, como a natural disputa territorialista entre
irmãos ou a agressiva busca pela autoafirmação entre colegas de escola.
A ideia de não seguir uma trama específica, optando por uma colagem de
incidentes variados, ajuda a compor de forma mais coerente e fluida o panorama
de eventos que moldam a vida de uma pessoa. É brilhante a sutileza utilizada
para sublinhar os pontos de ruptura psicológica no cotidiano, como a rápida
cena em que vemos o padrasto ainda no controle de seu vício pelo álcool,
evitando que as crianças e a esposa percebam sua prática, até sermos conduzidos
à poderosa cena do almoço familiar, onde constatamos a degradação total daquele
homem, completamente dominado pelo vício e pela subentendida frustração
profissional, incapaz de reconhecer a si próprio no reflexo do espelho.
Sentimos também nesses pontos de ruptura o lento forjar da natureza íntegra do
menino, que enfrenta com coragem os atos inconsequentes dos adultos desastrosos
que deveriam supostamente ajudar em seu aprendizado, mas que se mostram
incrivelmente despreparados. Ele demonstra resiliência ao aguentar a
implicância dos colegas da escola, após ter seu longo cabelo implacavelmente
cortado pelo padrasto machista e rancoroso. E é bonita a forma como o roteiro
insere o escapismo que o garoto encontra na fantasia, como força auxiliadora em
seus conflitos.
Podemos reconhecer também os danos daquela conturbada relação na esposa, vivida
impecavelmente por Patrícia Arquette, percebendo sua mudança física naqueles
poucos anos, seu ganho de peso e a constante troca de cortes de cabelo,
deixando claro seu desconforto existencial e um gradual desleixo ideológico,
que será remediado quando a encontrarmos novamente, anos depois, já livre
daquele tormento, como professora de psicologia. Existe um simbolismo forte
nisso, já que ela retomou o foco de sua vida, tomando com segurança emocional o
controle de suas decisões. O leitmotiv do amadurecimento não é exclusivo do
menino, vivido com competência por Ellar Coltrane, mas também de seus pais.
Ethan Hawke, como a figura paterna que só consegue se comunicar de forma
eficiente com os filhos através da música, começa sendo mostrado como alguém
perdido em seus próprios sonhos artísticos, sobrevivendo a uma fragilidade
econômica simbolizada pelo longo uso do mesmo carro simples, denotando uma
estagnação profissional, que dará lugar eventualmente a uma considerável
mudança de atitude e estilo, um amadurecimento tardio.
O filme é impressionante na forma como nos faz refletir sobre nossas próprias
vidas, sem apelar para os recursos emocionais tradicionais, resultando em um
lindo e único retrato proustiano das várias etapas na formação do homem.
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