Joseph Campbell publicou seu livro “The Hero With a Thousand
Faces” em 1949. J.R.R. Tolkien publicou o primeiro volume de “O Senhor dos
Anéis” em 1954. George Lucas assumidamente utilizou o trabalho seminal de
Campbell como estrutura para sua saga espacial. Mas basta uma análise mais
atenciosa para perceber que Tolkien também seguiu fielmente a mesma estrutura.
Como ele oficialmente escreveu seus livros ao longo de vários anos (1937 a
1949), mas continuou revisando-os nos anos seguintes, nós podemos crer que
houve algum tipo de inspiração nos estudos de Campbell (que afirmava
publicamente que não gostava do trabalho de Tolkien). Provavelmente foi
coincidência, já que ambos beberam na fonte dos mitos nativo americanos,
hindus, gregos, bíblicos e nórdicos. Nunca saberemos a resposta, mas é
interessante analisar as obras de Tolkien pela ótica de alguns estágios da
jornada mítica do herói/monomito.
***
Mundo Comum - O mundo normal do herói antes da história
começar.
Frodo, Sam e seus amigos, vivem no idílico mundo do Condado.
O Chamado da Aventura - Um problema se apresenta ao
herói: um desafio ou a aventura.
Gandalf convida o Hobbit para uma aventura, objetivando a
destruição do Um Anel.
Reticência do Herói ou Recusa do Chamado - O herói
recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.
Frodo inicialmente se recusa a partir com ele, por medo de
sair de sua zona de conforto.
Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural - O herói
encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua
aventura.
Ele, ao ir mais longe de casa pela primeira vez, encontra
seus mentores na forma da Sociedade. Ao lado desses guerreiros, ele aprende
como se defender e percebe que a valentia estava dentro dele o tempo todo.
Cruzamento do Primeiro Portal - O herói abandona o
mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.
O encontro com os elfos e um mundo mágico que ele nunca
imaginou existir.
Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia -
O herói enfrenta testes, encontra seus aliados e enfrenta vários inimigos, de
forma que aprende as regras do mundo especial.
O Balrog, a aranha, Gollum, Saruman, em suma, todos os
perigos que ele encontra no longo caminho até a Montanha da Perdição.
Aproximação da Caverna Interna - O herói se adaptou ao
mundo especial e passa a buscar seu coração, a caverna mais profunda, onde deve
usar cada lição aprendida para sobreviver.
Sua coragem ao buscar sozinho seu destino, tentando proteger
seu amigo Sam.
Provação difícil ou traumática - A maior crise da
aventura, de vida ou morte.
Seu momento definitivo com Gollum, tentando vencer a
indecisão de destruir ou não o Um Anel.
Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao
seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).
A destruição do Anel na Montanha da Perdição, tendo como
recompensa a liberdade de seu povo.
O Caminho de Volta - O herói deve voltar para o mundo
comum.
Seu retorno para o Condado, tendo completado sua jornada de
amadurecimento.
***
Tolkien, como experiente filólogo, desenvolveu idiomas
próprios para emoldurar seu rico universo, tornando cada cenário na Terra Média
extremamente vivo. Para a maioria de nós, as árvores são simples organismos
vegetais, mas Tolkien sabia que os primeiros homens a caminhar na Terra as viam
de forma bem diferente. Para esses homens primitivos, o mundo era cercado de
elementos mágicos. O céu noturno era uma incógnita, com deuses que os ajudavam
com a ventania e demonstravam sua ira com barulhentos trovões. A mitologia
sempre existiu e Tolkien acreditava que não havia problema algum em unir o
intelecto com o poder criativo da imaginação. Diferente de seu colega C.S.
Lewis (criador das “Crônicas de Nárnia”), que via os evangelhos católicos como
um fato histórico, Tolkien via como mais uma forma de mitologia, um conto de
fadas. O elemento da “Consolação”, a recompensa do final feliz, representada
pela ressurreição de Cristo.
A adaptação cinematográfica de Peter Jackson para “O Hobbit”
pode estar sendo vítima de sua aversão pela sala de edição (problema crasso em
sua versão de “King Kong”), mas sua trilogia original é uma coleção de acertos,
um marco no cinema de fantasia. Ele acertou, por exemplo, ao excluir Tom
Bombadil da trama (critério que ele devia ter utilizado com Radagast na nova
trilogia), priorizando a essência dos escritos de Tolkien e seu potencial
imagético, em detrimento de uma fidelidade “ipsis litteris”. As versões
estendidas da trilogia são dinâmicas, enquanto as versões comuns de “Uma
Jornada Inesperada” (especialmente) e “A Desolação de Smaug” são arrastadas.
A
sua adaptação para o personagem Aragorn (Viggo Mortensen) é um exemplo de sua
sagacidade. Nos livros, Passolargo é um marginal, fazendo o seu caminho fora
das fronteiras de uma civilização em declínio. Quando ele se revela, mostra-se
um mito dentre seres comuns e ordinários, simbolizados pelos Hobbits. Em “Silmarillion”,
por exemplo, não existem personagens comuns que o público possa se identificar.
Aragorn somente toca o mundo comum ao retomar a espada que havia sido quebrada,
aceitando seu destino. Jackson deixa claro desde seus primeiros momentos sua
doce e gentil humanidade, como um arquétipo de Jesus, um homem cheio de dúvidas
e que sofre pelo amor de uma mulher. Já sua adaptação para a personagem
feminina Éowin (Miranda Otto), falha no básico. Tolkien tinha um ponto fraco:
personagens femininas. Mas a corajosa Éowin é a única mulher representada com
alguma profundidade em suas páginas. Jackson potencializa sua dependência ao
amor de Aragorn, fazendo dela uma estereotipada apaixonada adolescente, equivocadamente
descartando a surpresa de sua aparição perante o Rei Bruxo de Angmar, transformando-a
em uma frágil e atemorizada menina (ainda assim, conseguindo vencer o medo ao
final).
A beleza da saga de Tolkien não reside nas batalhas e na
riqueza do mundo fantástico que ele criou, mas sim naqueles elementos
mitológicos facilmente identificáveis em nossas vidas comuns. A corrupção do
caráter humano, a ambição, a resignação perante a inevitável mortalidade, a
coragem que nasce forjada no calor dos desafios mais extenuantes e os laços de
amizade que nos fazem “carregar nos ombros” (tal qual Sam) os irmãos feridos em
batalha.
***
O livro que foi lançado pela editora “DarkSide Books”, escrito
pelo jornalista Michael White, reconta a vida de Tolkien, autor de clássicos
como a trilogia "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit", e considerado um dos maiores
autores de fantasia de todos os tempos.
A biografia acompanha a vida e a
trajetória do escritor, começando por sua infância na África do Sul, seguida
do retorno da família para a Inglaterra. A família se estabeleceu em
Birmingham, cidade que passava por uma rápida industrialização nos anos 1890,
mas ainda era cercada por uma paisagem de tirar o fôlego. Este cenário que
reunia e mesclava o coração industrial do Império britânico próximo a bosques e
montanhas idílicas e selvagens, foi determinante para as ideias e a escrita de
Tolkien.
Amo esse Filme!
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