Um Dia Muito Especial (Una Giornata Particolare – 1977)
Meu primeiro contato com a obra do diretor italiano Ettore
Scola foi com o ótimo “A Viagem do Capitão Tornado”, seguindo uma indicação da
professora no curso de teatro, em 2002. Mas a paixão e a necessidade de
explorar todos os trabalhos dele viriam mesmo no ano seguinte, quando vi pela
primeira vez “Um Dia Muito Especial”. Sendo um fervoroso defensor dos roteiros
que restringem o espaço cênico, o chamado “filme de câmara”, eu fiquei emocionado
com a leveza na abordagem do relacionamento entre os personagens vividos por
Sophia Loren e Marcello Mastroianni, que compartilham uma tarde existencialmente
libertadora para ambos, exatamente no dia em que Hitler se encontrava pela
primeira vez com Mussolini. Essa libertação ocorrendo enquanto os dois líderes políticos
objetivavam o aprisionamento e a guerra. A fuga do pássaro da dona de casa para
a janela da frente, evento simbólico que representa o desejo da dona, conduz a
mulher ao apartamento do vizinho.
Antonietta, mãe de seis crianças, esposa de um estúpido
insensível que planeja engravidá-la novamente e que enxerga o seu vestido como
pano pra limpar suas mãos, já esqueceu que algum dia chegou a utilizar
maquiagem, o seu rosto é o retrato perfeito da conformidade. Sem estudo,
insegura, tenta manter a dignidade que se esvai pelo buraco no sapato velho,
procurando reconhecer no espelho os olhos da jovem divertida que outrora foi.
Quando toda a família decide sair de casa para vivenciar as celebrações pela
visita de Hitler, ela, incapaz de decidir algo, simplesmente permanece
esquecida em sua gaiola para realizar suas tarefas diárias, consciente de que
não há possibilidade de qualquer surpresa naquela monocórdia mesmice em que se
acostumou a viver. Na janela da frente, Gabriele, um enigmático jornalista,
cogita a hipótese de tirar a própria vida com um revólver, a solução
imediatista equivocada, uma forma de se libertar dos preconceitos da sociedade
com a sua homossexualidade. O toque da campainha impede o ato. Ela consegue,
com ajuda do vizinho, resgatar o pássaro que havia se alojado próximo à janela
dele. É impossível não se lembrar do belo “Desencanto”, de David Lean, ao
acompanharmos a terna interação do casal, o crescente fascínio da mulher pela
gentileza de um homem inteligente, o que ativa novamente o esquecido entusiasmo
pelas coisas mais simples. O marido encorajava seu desinteresse cultural, já
que dependia disso para exercer com facilidade seu domínio psicológico.
Gabriele a presenteia com um livro. E, num gesto de profundo carinho, permite
que ela satisfaça nele o seu desejo sexual, adormecido após vários anos de
subserviência.
A opção por iniciar com uma longa sequência de cenas de
arquivo reais da visita de Hitler, realçadas pela frequente inserção de
transmissões de rádio como pano de fundo, ajudam a estabelecer o clima de
opressão que se reflete no microcosmo representado pelo casal dentro do
apartamento. Ao final, a mulher que é devolvida à rotina diária não parece estar
disposta a se deixar escravizar, Antonietta, agora com um livro nas mãos,
aprendeu a revidar. Esse é o legado de Gabriele.
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