Coração Satânico (Angel Heart - 1987)
A minha mãe chegou do trabalho uma tarde, lá no início da
década de 90, dizendo que tinha pegado emprestado com uma colega uma fita com
filmes de terror, coisa pesada, tramas demoníacas. Quando minha contraparte
infantil já estava praticamente afundando na própria saliva, ela
displicentemente afirmou que eu não devia ver. Aquele argumento era uma ordem direta para que aquele VHS se tornasse imediatamente um
Santo Graal em minha mente. Tudo naquilo era mágico, o dia que havia sido tão desinteressante,
em questão de minutos, criou material para que se eternizasse em minha memória,
como o texto que agora escrevo comprova. Os títulos dos três filmes escritos
com caneta vermelha nos adesivos: “Coração Satânico”, “Warlock - O Demônio” e “A
Catedral”. O segundo não era lá grande coisa, mas eu fiquei apavorado com o
primeiro e o último, dirigido pelo italiano Michele Soavi. Vi os três em
sequência, sem intervalo nem para beber água. Anos mais tarde eu me interessei
em ler o livro original, escrito por William Hjortsberg, mas sempre adiei, não
encontrava em sebos e acabei esquecendo com o tempo. Tive a oportunidade de
conhecer a obra agora, com o lançamento de luxo pela editora “Darkside”,
que recomendo sobremaneira.
O diretor Alan Parker abraçou o estilo neo-noir com
segurança invejável, creio que apenas Ridley Scott conseguiu feito similar, com
“Blade Runner”, este perfeito equilíbrio entre estética, conteúdo e execução. A
mistura de aventura detetivesca, com forte inspiração nos trabalhos de Raymond
Chandler, com o horror fincado no ocultismo, garante uma aura diferente de tudo
o que o gênero apresentava na época, raras exceções como “Hellraiser” e, com
menos intensidade, “Os Olhos da Cidade são Meus”, lançados no mesmo ano, contrastavam
bastante com o auge da onda “terrir”. Apostar em algo tão sombrio, tão adulto,
não parecia comercialmente inteligente, a garotada queria rir depois de cada
susto. E não há alívio cômico algum em “Coração Satânico”, apenas o devastador relato da
jornada de um homem às profundezas do inferno.
Mickey Rourke vive Harry Angel, um detetive que aceita um
serviço aparentemente simples, após uma enigmática conversa com um homem de
poucas palavras e unhas enormes e pontudas, grande momento de Robert De Niro,
mas que rapidamente se percebe envolvido até o pescoço em uma série de
assassinatos envolvendo magia negra e uma seita demoníaca do Harlem, em plena
década de cinquenta, período dominado pelo racismo declarado. Sem revelar
muito, para não estragar a experiência de quem verá pela primeira vez, afirmo
que o conceito por trás do desfecho é dos mais corajosos que o gênero já entregou,
especialmente considerando que atualmente vivemos um tempo culturalmente marcado
por histórias psicologicamente infantilizadas. Auxiliado muito pela trilha
sonora jazzística de Trevor Jones, cujos temas evocam a essência primitiva do
ser humano na busca pela natureza do mal, comandados pelo saxofone de Courtney
Pine, dos Jazz Warriors, o resultado potencializa a atmosfera suja, proibida, o
sexo como elemento de ritual, o corpo se debatendo ao tomar consciência da violação
da alma, a música rimando com os símbolos frequentes, galinhas sacrificadas, o
pastor evangélico que desavergonhadamente vende a palavra divina (“se você
acredita em Deus, abra sua carteira”), as pás do ventilador que lentamente
mudam de direção indicando que algo antinatural ocorre, o pentagrama invertido,
sinais que ganham pontos em revisão.
Alan Parker, de “O Expresso da Meia-Noite”, mestre em
construir climas absurdamente opressivos sem firulas técnicas, estabelece um
tom perturbador que gradativamente ganha contornos de pesadelo, com sua lógica
impenetrável e seu senso de perdição constante. Revisto hoje, trinta anos
depois de sua estreia, não envelheceu sequer um dia. Obra-prima do terror que
segue desafiando seu público.
* A editora "Darkside" está lançando o livro "Coração Satânico", de William Hjortsberg, com a qualidade extrema que a consolidou no mercado nacional.
Certa vez li uma crítica sobre o filme “Entrevista com o Vampiro”: “não é um filme de terror, não é um drama... é um filme angustiante”. Imediatamente minhas lembranças remeteram-me ao “Coração Satânico”. O livro, ainda mais após sua crítica positiva, preciso conferir, devorando-o; sempre à noite, sob um fraco fio de luz, no silêncio que a mata vizinha me proporciona. Não vejo a hora! O filme? Tenho que rever.
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