Quase Memória (2016)
Com “Quase Memória”, o veterano diretor Ruy Guerra realiza
um experimento surrealista sobre a fluidez da memória, adaptando o livro
homônimo de Carlos Heitor Cony.
Em cena, o jornalista, dividido em sua versão jovem (Charles
Fricks) e idosa (Tony Ramos), busca compreender as transformações em sua vida
e, principalmente, enxergar de forma mais justa o legado de seu falecido pai
(João Miguel). O diálogo estabelecido entre os dois é irônico, o conformismo
frequentemente entrando em choque com a rebeldia, auxiliado por uma direção de
arte que encontra formas criativas de driblar o baixo orçamento.
Mas o resultado é prejudicado por uma encenação que obedece
a linguagem do teatro, inclusive cometendo o equívoco grosseiro de subestimar a
inteligência do público já nos primeiros minutos, quando o roteiro explica que
os dois atores vivem versões de um mesmo personagem. É constrangedor ver a
técnica da mímica sendo utilizada, o recurso excessivamente didático toma um
tempo considerável na cena e causa riso involuntário.
Outro problema é o texto defendido pelo elenco, nada soa
minimamente natural, apesar da competência inegável dos artistas. Em alguns
momentos é perceptível como o desconforto acaba atrapalhando a execução de
falas teoricamente simples, destruindo a imersão emocional na narrativa. As
tentativas de alívio cômico são engessadas, não funcionam exatamente porque são
afinadas no mesmo diapasão.
As sequências de flashback, os fragmentos de memória
envolvendo o pai e a mãe (Mariana Ximenes), são visualmente interessantes, com
cores vibrantes propositalmente antinaturais e uma utilização inteligente da
iluminação. A ótima cena da mesa de jantar, em que os focos de luz direcionam a
atenção do espectador para o ponto de vista de cada personagem, apesar do
histrionismo circense irritante na atuação, opção discutível, demonstra o
potencial desperdiçado pela obra.
Excelente peça teatral filmada, porém, mediano e sonolento exercício
enquanto cinema.
* Crítica publicada no Caderno B do "Jornal do Brasil" (19/04/18).
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